A Rescisão Indireta: Entenda seus Direitos Trabalhistas
3/12/24
O que é a Rescisão Indireta?
A rescisão indireta é semelhante à justa causa, porém é uma ação que o empregado pode tomar contra o empregador, através de um processo judicial, para rescindir o contrato de trabalho. Para que isso ocorra, o empregado precisa comprovar ao juiz que o empregador está adotando posturas que justifiquem a rescisão do contrato.
Quais são as Situações que Levam à Rescisão Indireta?
Existem diversas atitudes que podem gerar a rescisão indireta, como previsto no artigo da Lei. Abaixo, apresentaremos algumas situações de forma mais simplista:
Cobrança excessiva:
Quando o empregador cobra do funcionário de forma excessiva, exigindo atividades que ultrapassam a capacidade física do mesmo.
Tratamento diferenciado:
Quando o empregador atribui ao funcionário um número maior de atividades, em comparação aos outros funcionários, com o intuito de forçá-lo a pedir demissão.
Desrespeito e ameaças:
Quando o empregador trata o funcionário com descaso, ameaçando demiti-lo, gritando na frente dos colegas de trabalho ou controlando excessivamente sua ida ao banheiro.
Pagamento incorreto:
Quando o empregador não realiza corretamente o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Consequências da Rescisão Indireta
Quando o juiz interpreta que a relação entre as partes está insustentável devido às atitudes do empregador, ele pode determinar que a empresa demita o funcionário e pague todas as verbas rescisórias, incluindo o Fundo de Garantia e o seguro-desemprego.
Procure seus Direitos
Se você está passando por alguma das situações mencionadas ou qualquer outra que acredita justificar a rescisão indireta do contrato de trabalho, entre em contato conosco da Quero Direito. Nossa equipe está preparada para te ajudar a entender seus direitos trabalhistas e buscar a melhor solução para o seu caso.
Conte conosco para garantir que seus direitos sejam respeitados. Até logo!