
Por que não existem registros de pessoas processando empresas no trabalho
3/12/24
O mito do fichamento
Hoje, quero aproveitar para compartilhar uma situação que aconteceu comigo após sair de uma audiência. Durante uma conversa com uma testemunha, ela mencionou que tinha vontade de processar a empresa onde trabalhava, mas não tinha coragem por medo de ficar "fichada" na justiça do trabalho e não conseguir emprego depois. Quero deixar claro que esse medo é infundado e puramente folclórico.
Por que as empresas não contratariam alguém que busca seus direitos?
Se uma empresa se recusa a contratar alguém que busca seus direitos na justiça do trabalho, isso é um sinal de que ela não tem a intenção de respeitar os direitos dos funcionários. Além disso, é importante destacar que a empresa não pode discriminar um funcionário que buscou seus direitos. Se você conseguir provar essa discriminação, é possÃvel até mesmo entrar com uma ação judicial.
Não há registros de ações judiciais
É importante acabar com esse mito de que as pessoas que entram com ação na justiça do trabalho ficam "fichadas". Não existe nenhum cadastro ou fichamento de pessoas que entraram com ação. Na verdade, em muitos escritórios, se você solicitar uma certidão de distribuição, não constará o nome das pessoas envolvidas.
Confie na justiça do trabalho
A justiça do trabalho possui um cuidado especial em relação a esse assunto. Portanto, não deixe que coloquem medo na sua cabeça. Se você tiver seus direitos violados, conte com a gente para buscar a justiça que você merece.